Quem não gosta de acordar bem disposto para enfrentar a rotina e manter o pique e o alto astral o dia todo? Estudos indicam que a atividade física tem grande influência nisso. Além de auxiliar no controle do peso, alivia sintomas de depressão e ansiedade, deixa as pessoas mais bem-humoradas e eleva a qualidade de vida. Empresas que adotaram programas de atividade física no local de trabalho para seus funcionários conseguiram reduzir as faltas e aumentaram a produção e os lucros.
As vantagens de se exercitar podem começar desde cedo. Pesquisas mostram que um estilo de vida ativo na fase escolar não faz só diferença no nível de aptidão física. Os exercícios podem aumentar o rendimento, reduzir comportamentos inadequados e melhorar o relacionamento com os pais, além de aumentar a responsabilidade.
Para a atividade física fazer diferença na sua saúde não são necessárias horas e horas de prática. Segundo estudiosos, bastam 30 minutos diários de exercícios com intensidade moderada, ou sessões cumulativas de 15 ou 10 minutos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?
A sugestão dos cientistas é que você se envolva em atividades físicas no seu dia-a-dia, em casa, no trabalho ou com seus amigos.
Nessas sessões de “treinamento” podem ser incluídas: subidas e descidas de escadas, passeios com o cachorro, lavagem de carro, caminhadas em ritmo acelerado, dançar, pedalar, jogar bola, correr, nadar, ou seja, tudo o que está a seu alcance, com a facilidade de não precisar de muitos aparelhos. Se olhar em volta na sua casa, verá a sua academia montada.
Agora a falta de tempo não é mais desculpa. Você pode (e deve) organizar o seu tempo para deixar pelo menos 30 minutos diários para a sua atividade física.

Antes de começar, não se esqueça de pedir orientação ao seu professor de educação física ou a um profissional da área.

 

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

No aspecto físico:
– Ajuda no controle do peso
– Melhora a distribuição da
gordura corporal
– Aumenta a força muscular
e a resistência física
– Diminui a pressão arterial

No aspecto psicossocial:
– Melhora a auto-estima
– Alivia o estresse
– Aumenta o bem-estar
– Diminui a depressão

Em relação à escola:
– Aumenta a responsabilidade
– Diminui o uso de substâncias tóxicas
– Reduz distúrbios de comportamento
– Aumenta a freqüência às aulas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *