História da Scavone – Terrenos em Itatiba – Portal San Giovanni

Conheça a Scavone e os laços que a unem à cidade de Itatiba. Saiba também tudo o que está por vir com o desenvolvimento urbanístico da Fazenda Santa Rosa

A Scavone é uma das Sociedades Anônimas mais antigas do Brasil e foi pioneira na indústria em Itatiba. Seu fundador, Luiz Scavone foi um grande benfeitor na cidade e sua participação no desenvolvimento da região sempre foi muito importante. Natural de Tito, nas proximidades de Potenza na Itália, o Imigrante Luigi Scavone fundou sua primeira Indústria no Brasil em 1893, a Odone & Scavone Cia. Há época sua principal atividade era curtume, torrefação de café e beneficiamento de arroz. Com o passar do tempo e o desenvolvimento dos negócios, em 1917 a Scavone inicia suas atividades no setor têxtil com a fabricação de fios de lã para tricô. Já a seguir, na década de 30 chegaram os primeiros teares e dos fios passou se a fabricação de cobertores, produto que tornou a empresa conhecida nacionalmente.

Na década de 60, o controle acionário da S.A Fabril Scavone foi adquirido por Luiz Latorre. Sobrinho de Luiz Scavone, Latorre era um empresário de sucesso, havia trabalhado com o tio no início e incentivado por ele fundou em 1936 em Jundiaí o Grupo Latorre, que inicialmente começou como fabricante dos fósforos Argos e Guarani.

A mudança no controle acionário não mudou o dinamismo da Scavone e em 1990 a empresa passou a produzir Feltros Industriais Não Tecidos. Hoje além de cama, mesa e banho, a Scavone, com a linha de feltros, está presente em diferentes mercados e o principal deles é o automobilístico.

Praticamente todos os carros produzidos no Brasil contém algum feltro técnico Scavone. Desde o teto, passando pela tampa do porta malas, chegando ao isolamento acústico e barreiras anti chama para isolamento do motor. Essa é um pouco da história da Scavone e que se confunde também com a história de Itatiba.

Scavone e os laços que a unem à cidade de Itatiba 

O sobrenome Scavone é um dos mais conhecidos na cidade de Itatiba e região. E não era para menos, uma vez que estamos prestes a contar a história de uma das marcas que mais fez pelas pessoas, pela cidade e também pela economia e desenvolvimento regional. Se voltarmos cerca de 124 anos no tempo, chegaremos ao ano de 1893, onde conheceremos o imigrante Luigi Scavone, natural de Tito, uma província localizada no sul da Itália. Ao chegar em Itatiba, no interior de São Paulo, Scavone se viu em solo fértil, propício para o desenvolvimento industrial. E então, naquele mesmo ano, nasceu a Oddone, Scavone & CIA, uma empresa principalmente criada para a fabricação de fósforos, mas que também proporcionava espaço para o beneficiamento de arroz, torrefação de café e curtume, além de comercializar produtos estrangeiros, vindos da Itália e Inglaterra.

Hoje depois de mais de 100 anos de trabalho passado de geração em geração, os produtos fabricados pela S.A Fabril Scavone rodam todo o Brasil e ainda são exportados para países da Europa e América do Sul. O grupo Scavone atua em diversos mercados que vai do segmento têxtil, setor de construção, indústria, shoppings centers entre outros. Esta diversificação de operações torna o grupo cada vez maior e mais solido no mercado.

ATIVIDADE IMOBILIÁRIA DO GRUPO

Além da Fabricação dos Fósforos Argos e Guarani e da S.A Fabril Scavone, o grupo Latorre tem atividades no setor Agropecuário, Têxtil (fabricação de Poliéster) e principalmente imobiliário.  Em 1970, o grupo iniciou suas operações imobiliárias lançando seu primeiro projeto e daí para frente não parou mais, lançando outros diversos empreendimentos de sucesso na região. Também incorporou edifícios residenciais e comerciais e é proprietário do Maxi Shopping Jundiaí. O grupo já urbanizou neste período mais de 2 milhões de metros quadrados em Itatiba e Jundiaí. Para os próximos anos o planejamento é lançar mais de 2 milhões de metros quadrados em empreendimentos imobiliários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *