Os vírus da gripe e do resfriado são muito contagiosos, apresentam sintomas semelhantes e infectam diversas pessoas. O resfriado comum infecta o nariz e a garganta, já a gripe ataca o sistema respiratório.Nenhuma das doenças tem cura e ambas desaparecem por conta própria, embora alguns casos possam tornar-se mais graves.No entanto, adotando bons hábitos de higiene e atacando os primeiros sintomas pela raiz, você poderá impedir uma gripe ou resfriado forte ou até mesmo evitá-los completamente.

Lave as mãos.
Uma das formas mais fáceis e eficazes de prevenir gripes e resfriados é lavando bem as mãos, várias vezes ao dia. Esse hábito reduz a proliferação de bactérias e do vírus da gripe ou do resfriado em superfícies e espaços comuns.
 
Cubra a boca e o nariz.
Quando tossir ou espirrar, use as mãos ou um lencinho para cobrir a boca e o nariz.  Assim, você minimizará o risco de espalhar germes e vírus por aí.
Fique longe de multidões.
A gripe e o resfriado são muito contagiosos e costumam se espalhar nos locais onde multidões se reúnem. Evitar multidões e espaços lotados poderá minimizar o risco de contrair qualquer virus.
Desinfete espaços comuns.
Os vírus de gripes e resfriados podem se espalhar facilmente por superfícies e espaços compartilhados, principalmente banheiros e cozinhas. Desinfetar tais áreas poderá evitar que eles se espalhem.
Limpe os locais usados com mais frequência.
Tais incluem o quarto, cozinha, sala de jantar, sala de estar e banheiros.
Tenha uma boa higiene oral.
A falta dela facilita a entrada de micróbios no organismo.
Evite o contato com pessoas doentes.
Tente evitar contato próximo e prolongado com uma pessoa resfriada ou com os sintomas da gripe. Isso evitará que bactérias e vírus o infectem.
Use utensílios próprios.
Tome cuidado para não compartilhar objetos com pessoas doentes, isso minimizará o risco de uma infecção viral ou bacteriana
Experimente a medicina alternativa.
Algumas pessoas acreditam nos benefícios da medicina alternativa para prevenir e aliviar os sintomas das gripes e resfriados. Embora não haja nenhuma evidência científica definitiva que comprove a eficácia do zinco, da vitamina C ou da equinácea no tratamento ou na prevenção das gripes e resfriados, talvez esses remédios funcionem para você.
Vacine-se.
Embora a gripe não tenha cura, você ainda pode se vacinar contra o vírus para fortalecer o sistema imunológico durante a temporada de gripes e resfriados. Converse com um médico para saber se a vacina é uma boa opção você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *